sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

EE Alda Mota Batista - semana de acolhimento 6º anos à tarde

Nem todos os artistas são seres humanos!

Usei um ninho de guacho, encontrado no chão de um clube da cidade para desenvolver uma ação de aproximação entre os estudantes do 6º Ano nesta semana. O objeto foi apresentado aos alunos como uma verdadeira obra de arte. Os aspectos plásticos foram abordados, como detalhes da textura, peso, material, estrutura, forma. Imaginamos juntos o tempo gasto e o nível de dificuldade para a realização de tal ninho.

Todos pegaram e sentiram com as mãos e puderam dar sua opinião sobre ele. Foi divertido e tiveram sensações diferentes em contato com a novidade deste presente da natureza. Aqui temos um exemplo de uma bela arquitetura!

estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental













Ação de acolhimento, segunda dinâmica (leitura de imagem, cartões postais - ver postagem anterior). Mesma atividade realizada na turma 7º1 de manhã.








quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Semana de acolhimento nas escolas

 EE UDIA:

Tivemos a honra de receber um musicista no primeiro dia letivo. Jack nos presenteou com algumas músicas em saxofone, variando entre repertório clássico, mpb e pop atual.


Jack Albernaz

saxofone reto

refeitório da escola - palco

momento descontraído

lanche


Ana Paula - bibliotecária


diretora Kátia e vice-diretora (noturno) Andréia



--------------------------------------------

3º ano do Ensino Médio

Nesta primeira semana, fizemos uma roda de conversa. Usei um conjunto de 50 cartões pergunta de AUTOCONHECIMENTO, sorteados aleatoriamente entre os participantes da dinâmica, para criar uma aproximação inicial com os estudantes.

Exemplos das perguntas: 

-Qual é a sua maior fragilidade?

-Qual foi o período mais difícil da sua infância?

-O que você valoriza em sua vida?

-Você tem conflitos interiores? Quais são?

-Quanto do seu tempo você dedica a pensar no futuro, sonhando, imaginando, esperando e planejando?

-Pense num sonho fácil de conquistar. O que você pode fazer para realizá-lo?

---------------------------------------------------------

EE ALDA MOTA BATISTA


cartões de perguntas - dinâmica em grupo

Nesta primeira semana, fizemos uma roda de conversa. Usei um conjunto de 50 cartões pergunta de AUTOCONHECIMENTO, sorteados aleatoriamente entre os participantes da dinâmica, para criar uma aproximação inicial com os estudantes.

Exemplos das perguntas: 

-Qual é a sua maior fragilidade?

-Qual foi o período mais difícil da sua infância?

-O que você valoriza em sua vida?

-Você tem conflitos interiores? Quais são?

-Quanto do seu tempo você dedica a pensar no futuro, sonhando, imaginando, esperando e planejando?

-Pense num sonho fácil de conquistar. O que você pode fazer para realizá-lo?



cartazes feitos pela Agende de Saúde da Prefeitura Lucimar
cartaz - atividade física

cartaz - alimentação saudável 

grafitti realizado pelo artista Dequete - 2022


estudantes do 2º Ano do Ensino Médio

---------------------------------------------------------------------------------------
Atividade inicial LEITURA DE IMAGEM, dinâmica em grupo.
estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental

Usei cartões postais para instigar a leitura de imagem e apresentação dos estudantes. Disposição da sala em roda de conversa. Aspectos abordados: cores, tipo de imagem, arte e propaganda, tema vintage, fotografia, desenho, elementos visuais, historicidade da imagem.





















objetivo do blog

Este blog foi criado para registro dos acontecimentos escolares, no ano letivo de 2023 na visão da professora Paula (rede estadual, em Uberlândia/MG).




Paula tem graduação em Artes Plásticas (2012) e Mestrado em Artes* (2017), ambos pela Universidade Federal de Uberlândia.

Professora de Arte, Patrimônio Cultural e Arte em Movimento na ESCOLA ESTADUAL ALDA MOTA BATISTA.

e

Professora de Arte e Práticas Comunicativas e Criativas na ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂNDIA.


*Campo de pesquisa: 

Artes

História da arte

Crítica de arte

Arte - Cultura
Teoria da arte
Cultura local
Legitimação da arte

Dissertação: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18932

"Instâncias de legitimação: uma visão sobre o circuito de arte em Uberlândia."

Resumo:

Investigação de um panorama acerca da história da arte na cidade de Uberlândia, sob a égide da formação e consolidação de seu mercado. Para tanto foram levantados em outras pesquisas fatos históricos a respeito dos primeiros artistas da cidade que articularam seus trabalhos no mercado local. A partir do mapeamento dos espaços de arte que não existem mais e alguns que ainda permanecem no circuito, tivemos a percepção de uma dinâmica cultural em transformação nas galerias comerciais de arte, concomitantemente ao desenvolvimento do curso de artes plásticas da Universidade Federal de Uberlândia e outros grupos independentes como a AICA - Artes Integradas CAMARU. As parcerias entre artistas e marchands foram crescentes a partir dos anos 1960 e foi notável a importância do casal Lourdes e Celso Queiroz no processo de comercialização da arte na cidade. Destacamos a Galeria Elizabeth Nasser como ponto- chave na profissionalização do mercado em Uberlândia nos anos 1990 principalmente pela divulgação das suas exposições atreladas à produção e impressão de catálogos com textos críticos. O tratamento dos dados acumulados foi feito a partir de um recorte temporal nas décadas de 1980 e 90, porém não desconsideramos o período anterior dos precursores do mercado na cidade dos anos 1950 a 70 Este trabalho foi dividido em dois capítulos, no primeiro intitulado “Aproximações no tempo e no espaço do campo artístico em Uberlândia” tratamos dos aspectos sociais da estruturação do circuito de arte e abordamos a metodologia utilizada para a pesquisa de campo. No segundo capítulo intitulado “Articulações das instâncias legitimadoras da arte no circuito fora do eixo” buscamos revelar as estratégias de legitimação dos artistas frente às novas instituições e formatos do meio cultural local.



fechamento do ano letivo nas escolas

 ESCOLA ESTADUAL ALDA MOTA BATISTA Trabalho do 4º bimestre, 6º anos e 7º1 Após assistirmos o filme, foi solicitado um trabalho com redação o...