quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

objetivo do blog

Este blog foi criado para registro dos acontecimentos escolares, no ano letivo de 2023 na visão da professora Paula (rede estadual, em Uberlândia/MG).




Paula tem graduação em Artes Plásticas (2012) e Mestrado em Artes* (2017), ambos pela Universidade Federal de Uberlândia.

Professora de Arte, Patrimônio Cultural e Arte em Movimento na ESCOLA ESTADUAL ALDA MOTA BATISTA.

e

Professora de Arte e Práticas Comunicativas e Criativas na ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂNDIA.


*Campo de pesquisa: 

Artes

História da arte

Crítica de arte

Arte - Cultura
Teoria da arte
Cultura local
Legitimação da arte

Dissertação: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18932

"Instâncias de legitimação: uma visão sobre o circuito de arte em Uberlândia."

Resumo:

Investigação de um panorama acerca da história da arte na cidade de Uberlândia, sob a égide da formação e consolidação de seu mercado. Para tanto foram levantados em outras pesquisas fatos históricos a respeito dos primeiros artistas da cidade que articularam seus trabalhos no mercado local. A partir do mapeamento dos espaços de arte que não existem mais e alguns que ainda permanecem no circuito, tivemos a percepção de uma dinâmica cultural em transformação nas galerias comerciais de arte, concomitantemente ao desenvolvimento do curso de artes plásticas da Universidade Federal de Uberlândia e outros grupos independentes como a AICA - Artes Integradas CAMARU. As parcerias entre artistas e marchands foram crescentes a partir dos anos 1960 e foi notável a importância do casal Lourdes e Celso Queiroz no processo de comercialização da arte na cidade. Destacamos a Galeria Elizabeth Nasser como ponto- chave na profissionalização do mercado em Uberlândia nos anos 1990 principalmente pela divulgação das suas exposições atreladas à produção e impressão de catálogos com textos críticos. O tratamento dos dados acumulados foi feito a partir de um recorte temporal nas décadas de 1980 e 90, porém não desconsideramos o período anterior dos precursores do mercado na cidade dos anos 1950 a 70 Este trabalho foi dividido em dois capítulos, no primeiro intitulado “Aproximações no tempo e no espaço do campo artístico em Uberlândia” tratamos dos aspectos sociais da estruturação do circuito de arte e abordamos a metodologia utilizada para a pesquisa de campo. No segundo capítulo intitulado “Articulações das instâncias legitimadoras da arte no circuito fora do eixo” buscamos revelar as estratégias de legitimação dos artistas frente às novas instituições e formatos do meio cultural local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

fechamento do ano letivo nas escolas

 ESCOLA ESTADUAL ALDA MOTA BATISTA Trabalho do 4º bimestre, 6º anos e 7º1 Após assistirmos o filme, foi solicitado um trabalho com redação o...